031 9 9506-1489

NO AR

Rádio Alerta FM

radioalertafm.com.br

Brasil

Semana inicia com chuvas volumosas em Minas Gerais, Goiás e oeste da Bahia

Publicada em 19/11/19 às 20:26h - 416 visualizações

por Rádio Alerta FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Inmet)

A semana inicia com chuvas significativas para áreas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil. Os destaques e volumes expressivos de chuvas ficam para as regiões de Goiás e oeste da Bahia, onde produtores rurais vêm sofrendo com a irregularidades de chuvas e tempo seco. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas acontecem devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul, que também espalha chuvas pelo Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amazonas e Rondônia. 

"O que está atuando na grande área central do país é um fenômeno que acontece entre os períodos de Primavera e Verão, uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, que nada mais é que um corredor de umidade que se forma em toda essa faixa que vem do Amazonas para a região Sudeste e que forma essa chuva", explica Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet.

A tendência, segundo o Inmet, é que as chuvas continuem com bons volumes nessas regiões, porque a Zona de Convergência deve continuar atuando durante os próximos dias. Para as próximas 24 horas, são esperadas chuvas em todo o estado de Minas Gerais, com volumes mais altos para a região oeste, entre 50 e 70 milímetros de precipitação. Nas demais áreas do estado são esperados volumes entre 12 e 30 mm. 

Confirmando as previsões, as chuvas plantadeiras devem começar avançar esta semana para a região oeste da Bahia. Nas próximas 24 horas, são esperados volumes expressivos nesta região do estado, entre 50 e 70 milímetros. As demais regiões da Bahia ainda permenecem com uma massa de ar seco e não tem previsão de chuvas para os próximos dias. 

O bloqueio que havia na atmosfera, impedindo que as chuvas avancem para o estado de Goiás, começa a ser rompido e chove em todo o estado nas próximas 24 horas. O modelo Cosmo do Inmet, os maiores volumes devem ser registrados no leste do estado, com até 30 mm de precipitação. Os modelos do Inmet também indicam chuvas em todo o Mato Grosso nesta segunda-feira (18). Os volumes devem ficar entre 20 e 40 milímetros, sobre tudo nas áreas com divisa com Rondônia e Amazonas. 

Veja o mapa de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Últimos três dias 

Nos últimos três dias foram registradas volumes significativos de chuvas no Mato Grosso do Sul, com precipitações entre 125 e 150 milímetros na região central do estado. 

Também foram registradas chuvas em Goiás, com volumes entre 20 e 40 mm de precipitação. 
Em Minas Gerais foram registrados volumes entre 30 e 60 milímetros em todo o estado. Ainda na região Sudeste, em São Paulo, na regiões leste e norte do estado, foram registradas chuvas entre 20 e 30 milímetros. 

Na região Sul do país, as chuvas deram uma trégua, confirmando as previsões dos últimos dias. Em Santa Catarina foram registradas precipitações de 15 milímetros e no Paraná os números não ultrapassaram os 12 mm. 

Veja o mapa de precipitação dos últimos três dias em todo o Brasil: 

Três dias - Inmet
Fonte: Inmet 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais você mais acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 WhatsApp







.

LIGUE E PARTICIPE

(31) 3873-5179

Visitas: 142449
Copyright (c) 2024 - Rádio Alerta FM - Caputira - MG
Converse conosco pelo Whatsapp!